terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dicas para economizar no seu casamento


Diga: "SIM" com tranquilidade
Casar envolve gasto, vocês bem sabem. Mas seu casamento não precisa terminar em dívida… Com planejamento, criatividade e foco, é possível realizar seu sonho dentro da sua realidade financeira. Listei aqui algumas dicas que considero os mandamentos do casamento econômico para ajudar vocês a chegarem lá!

1) Sonhem alto, com o pé no chão

A matéria-prima do casamento é sonho. Mas o que dá liga mesmo é o pé no chão. Saibam exatamente qual é o orçamento de vocês e sejam fiéis a ele. Nada de quererem dar uma festa que não condiz com sua realidade financeira e entrarem no casamento cheios de dívida! É possível casar lindamente dentro de qualquer orçamento, acreditem!

2) DIY – Botem a mão na massa

DIY (“Faça você mesmo”, em inglês) é um dos truques para economizar no casamento. Fazendo vocês mesmos alguns dos itens, o gasto diminui e, de quebra, as coisas ganham um toque pessoal, já que foram feitas à mão pelos noivos. Dá pra fazer em casa o convite do casamento, os boutonnières, lembrancinhas, forminhas para os doces, cupcakes, buquês e outros.

3) Organizem-se

Um dos erros mais comuns dos noivos é não perder o controle dos gastos e acabar gastando mais do que queria com supérfluos e sofrendo depois com gastos necessários que estouram o orçamento. Tenham uma planilha de controle de gastos com duas colunas: planejado e realizado. Assim, vocês conseguem ir controlando a cada novo gasto e perceber quando é hora de tomar alguma decisão.

4) Simplifiquem

Reparem: é nos pequenos “upgrades” que estão os maiores gastos do casamento. O bem-casado com embalagem simples custa x, com embalagem especial, 2x. O cardápio básico custa x, com mais opções, 2x. Isso acontece em todas as áreas: decoração, comida, convites, docinhos, Dia da Noiva, tudo. E, muitas vezes, o gasto extra não condiz com o “upgrade”. Quanto mais vocês simplificarem, mais vão economizar! 

5) Pensem no futuro 

Quando planejamos nosso casamento, a gente só consegue pensar no altar e na festa. Todos os nossos fornecedores fazem questão de reforçar que se trata do dia mais especial das nossas vidas. Mas o que eles não nos lembram é que os noivos começam uma nova jornada depois de se casarem. Quando começamos a pensar na casa nova, com suas contas a pagar, percebemos o quanto certos gastos do casamento são dispensáveis. Quando estiverem em dúvida em relação a algum gasto, pensem em tudo que poderiam comprar para a casa nova, ou em quantas prestações do financiamento ou aluguel poderiam quitar, e avaliem se vale a pena! 




Um comentário:

  1. Muito boa as dicas. Casar não é se endividar.
    A SUAT possui paootes dos mais simples aos mais sofisticados para caber dentro de cada orçamento.
    Em nosso escritório, planejamos uma pista ideal para o seu evento e para o seu bolso.
    Faça uma visita: www.suateventos.com.br

    ResponderExcluir